ENEF Nordeste 2019: Governança e Sucessão - Canal Família

ENEF Nordeste 2019: Governança e Sucessão

Nos dias 22 e 23 de agosto de 2019, Recife recebeu a primeira edição no Nordeste do Encontro de Empresas Familiares – ENEF. O evento, promovido pela TGI Consultoria e pela Werner Bornholdt Governança, aconteceu no Mar Hotel, em Boa Viagem, e reuniu  integrantes de famílias empresárias para troca de experiências e conhecimentos que contribuem para soluções envolvendo a governança e a sucessão de empresas familiares.

Entre os cases apresentados durante a programação estava o da administradora de condomínios Apsa. Seus representantes contaram como a família venceu obstáculos na transição, expandiu os negócios e se reinventou a partir da implantação de um sistema de Governança, garantindo a continuidade da empresa através da sucessão e de uma gestão profissional. Outro case apresentado foi o da Docile, empresa do segmento de doces com mais de 80 anos de história e que hoje é referência no mercado brasileiro e exporta para mais de 60 países.

Os participantes do ENEF também puderam conhecer melhor a trajetória da empresa pernambucana Grupo Trino, que tem mais de 25 anos de atuação no setor de terceirização e abordou os desafios da preparação dos sucessores. Já a Termolar, conhecida por suas garrafas térmicas, falou sobre a importância de se ter uma cultura forte e sólida dentro da empresa, fator capaz de ajudar a reverter resultados insatisfatórios em épocas de instabilidade externas.

Foram debatidos, também, os cases da empresa de ônibus Pedrosa, com mais de 30 anos de história; da InBetta, que há 70 anos atua no segmento de limpeza e que nos anos 2000 passou por um processo de implementação de Governança Corporativa que impulsionou seu crescimento; do colégio maranhense Dom Bosco, com mais de 60 anos de história; e da empresa pernambucana Tambaú, referência na área de alimentos.