A Editora INTG está lançando o livro “Empresa Familiar Competitiva – Um Desafio da Gestão”, de autoria dos consultores Cármen Cardoso, Francisco Cunha e Teresa Ribeiro. Ancorada na experiência da TGI, que há mais de duas décadas atende organizações de gestão familiar dos mais variados portes e segmentos, a publicação busca responder algumas questões básicas — como reforçar as competências, profissionalizar o gerenciamento, preservando o espaço dos familiares, superar as dificuldades e tornar as empresas familiares mais competitivas?
Segundo os autores, a chave do sucesso ou do fracasso de uma empresa está menos ligada ao fato de ela ser ou não familiar e mais ao de ela ser ou não profissional. Sobre isso, eles pontuam na introdução do livro: “Existem empresas familiares que conseguem ser profissionais mesmo com a permanência dos familiares nos postos de direção e, com isso, aumentam muito suas chances de sucesso. Por outro lado, existem empresas familiares, mesmo atuando em negócios promissores, que não conseguem sair do círculo de giz dos seus problemas e viram campo de batalha de disputas ‘fraternais’, às vezes mais ferozes do que se seus integrantes não fossem parentes entre si”.
O livro cita e aprofunda três aspectos fundamentais para que a família não se transforme em fator de destruição e ao contrário, tenha aproveitado ao máximo seu potencial positivo: (1) buscar conhecer e compreender os dinamismos complexos envolvidos; (2) aprender a enfrentar a dimensão imaginária, afetiva e emocional das relações como parte de uma realidade administrável, mesmo que nem sempre racional; (3) assumir a profissionalização como alternativa irrecusável, indo às suas últimas consequências. O livro Empresa Familiar Competitiva está disponível para venda na TGI.