Os impactos da rivalidade fraterna nas empresas familiares - Canal Família

Os impactos da rivalidade fraterna nas empresas familiares

Quando observamos a fundo as causas dos conflitos mais comuns nas empresas familiares, chegamos à conclusão de que boa parte desses problemas tem estreita relação com rivalidades e disputas fraternas. É fato que o envolvimento da família empresária no negócio naturalmente gera envolvimento emocional, que muitas vezes se mistura com o profissional, mas é preciso criar estratégias para identificar e tratar esses embates antes que eles virem uma ameaça para a empresa.

Por isso é tão importante cuidar da família e estabelecer um espaço neutro, como o Conselho de Família, onde é possível discutir as questões que envolvem as relações familiares. E não só para isso. O Conselho também pode ajudar na administração dos conflitos que explodem e acontecem dentro da empresa, mas que têm em suas raízes as disputas iniciadas em casa.

A experiência mostra que muitas rivalidades que são naturais entre irmãos ou primos e que acontecem no dia a dia privado da família são levadas para dentro da organização. Existe disputa sobre a opinião que mais vale, qual ideia é melhor, quem tem mais atenção da pessoa de referência no negócio ou na família, entre muitas outras.

O papel do Conselho de Família é, a partir da percepção da história familiar e com base no conhecimento das dinâmicas entre os familiares nos negócios e na família, entender onde está o cerne do conflito e buscar formas de tratá-lo para que não interfira tanto nos negócios. Vale ressaltar que as relações familiares não são afetadas unicamente pelas disputas, mas também pela permissividade excessiva ou ausência de limites, trazendo prejuízos que podem ser irreversíveis para o negócio e para a família. O que também é objeto de trabalho do Conselho de Família.